Nosso objetivo para esta turma, de 1 a 2 anos, é oferecer ferramentas que possibilitem aos alunos se desenvolverem de maneira tranquila e divertida, para que ao final deste ciclo estejam prontos para seguir uma nova fase.

Nessa faixa etária, trabalhamos de maneiras diferentes para alcançar os resultados esperados. As crianças estão cheias de energia e aprendem muito observando os adultos ao seu redor, imitando nossos gestos, explorando ambientes, brinquedos e objetos.

Para que os alunos comecem a reconhecer os amigos e a si mesmos, a rotina da Pecompê inclui uma “chamadinha” apresentando uma criança por vez. Assim, aos poucos, elas se identificam como pessoas e identificam seus colegas também, comunicando-se de acordo com as habilidades desenvolvidas nesta fase, seja apontando ou balbuciando.

As atividades em grupo estão presentes na rotina desta turma, tais como pinturas e desenhos coletivos, sempre estimulando a interação, a ampliação do vocabulário e a troca de materiais.

É neste nível da Educação Infantil, já na metade do ano, em que todos os alunos estão andando e passam a explorar com mais intensidade os ambientes. Os alunos começam a frequentar o parque maior, testando e reconhecendo seus limites, desenvolvendo a coordenação motora, imitando os gestos dos amigos e interagindo ainda mais entre eles.

O trabalho com materiais de texturas diferentes, como massinha de modelar, areia sintética e outros, desperta a curiosidade das crianças e também contribui para o desenvolvimento motor como um todo.

O contato com a música explora todo tipo de som, dos que podem ser produzidos pelo corpo, aos que vêm dos objetos e instrumentos. As crianças participam de rodas de música, imitam sons de animais produzidos pelas professoras e articulam movimentos corporais enquanto dançam.

Perto dos 2 anos, o desenvolvimento da oralidade está em alta e os balbucios dos alunos começam a ser mais compreendidos. O amadurecimento da fala é estimulado com muita conversa. Mesmo sem responder, eles entendem e, aos poucos, passam a se expressar de forma mais clara. Entre os recursos utilizados para desenvolver essa habilidade, as professoras fazem rodas de histórias todos os dias, incentivando as crianças a falar o que estão vendo nos livros e até mesmo a escolher a história para que a professora leia.

Com o auxílio das músicas, as crianças vivenciam diversas situações e ritmos, seguindo orientações como: olhar para cima e para baixo, correr e andar devagar.

Na Pecompê, o objetivo com a turminha do Mini maternal é criar as melhores oportunidades de aprendizado, apoiar o desenvolvimento e garantir muitos momentos felizes!

Matrículas Abertas!