Os alunos do Maternal II na Pecompê estão na faixa etária entre 2 anos e 10 meses e 3 anos. E assim como em todas as turmas, os professores trabalham as habilidades previstas na Base Nacional Curricular Comum (BNCC), documento normativo do Ministério da Educação para e elaboração dos currículos e proposta de aprendizagem nas escolas.
Com as classes do Maternal II, são abordadas as seguintes habilidades: o eu, o outro e nós, corpo, gesto e movimentos; traços, sons, cores e formas; oralidade e escrita; espaços, tempo e quantidade; relações e transformações.

Essas experiências são fundamentais e necessárias para que a criança aprenda e se desenvolva, ressaltando afetos e atitudes a serem aflorados.

Com as atividades propostas com foco nessas habilidades, os alunos da Pecompê podem interagir, se expressar, explorar, pesquisar, imaginar e se movimentar. Desta forma, os pequenos desenvolvem as habilidades esperadas para sua faixa etária em cada campo de experiência.  Na abordagem do eu, o outro e nós, os alunos praticam o compartilhamento de objetos e espaços com os amigos; comunicam-se buscando compreender e também fazendo-se compreender; brincam em grupo; realizam tarefas aprendendo a respeitar regras estabelecidas; e resolvem conflitos com a ajuda de um adulto. Com essas atividades na rotina da escola, as crianças ganham mais confiança para enfrentar os desafios e desenvolvem noções de bem-estar.

No trabalho com as habilidades do uso do corpo e formas de movimento, os professores da Pecompê exploram brincadeiras e jogos que trabalham o deslocamento corporal. As crianças pulam, saltam objetos, dançam, sobem e descem degraus, andam em linha reta, imitam e combinam movimentos seguindo orientações.

Para a parte motora, são desenvolvidas habilidades manuais para desenhar, pintar, rasgar, folhear, fazer objetos tridimensionais com massinhas e outros. Uma fase cheia de descobertas de seus próprios talentos e possibilidades, mas sempre marcada pelas brincadeiras como eixo para facilitar o aprendizado.

Já no campo artístico, cultural e científico, as crianças têm contato com músicas, instrumentos para acompanhar as músicas, criam sons com diversos objetos e o próprio corpo. É nessa faixa etária que os pequenos conseguem reconhecer as cores e até nomeá-las, criando desenhos que se assemelham a uma forma humana e usando diversos materiais para explorar a criatividade.

As atividades práticas com foco na linguagem oral e escrita também são trabalhadas no Maternal II da Pecompê. Nessa idade, a criança elabora e responde perguntas, tem mais facilidade para expressar seus sentimentos, desejos, necessidades e opiniões. Os alunos nomeiam figuras, repetem frases, contam experiências e fatos vividos, desenvolvendo a habilidade de criar pequenas histórias usando a imaginação e o faz de conta.

No campo espaço, tempo e quantidade, também está em destaque a percepção corporal dos alunos. Eles se percebem capazes de descrever semelhanças e diferenças entre os objetos, classificando tamanho, peso, cor e forma. Dentro e fora, em cima ou embaixo são outros conceitos trabalhados no Maternal II da Pecompê, assim como as noções básicas de tempo: agora, antes, durante, amanhã, lento, rápido e outros.

Esses e outros objetivos de aprendizado são inseridos nas atividades propostas às crianças, proporcionando o desenvolvimento de novas habilidades num repertório muito divertido!

Matrículas Abertas!